O que nós faríamos se nos tornássemos invisível, era muitas coisas boas, como coisas as quais não conseguimos fazer sendo visível, por isso é fora do comum fazer coisas que as outras pessoas não possam ver, mais o que iríamos fazer ficaria a parte.
2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".
Pois entre eles dois, possuem uma semelhança, de que a moral nunca é para vizinho, isso quer dizer que nem todos precisam saber, e na frase dita pelo filosófico Alain, consiste em uma relação com o texto de Comte-Sponville. Pois no texto ele diz que a decisão moral, é sempre uma decisão subjetiva. E a relação é que toda moral tem haver com os vizinhos.
3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passando da heteronomia para a autonomia?
Sim, pois a partir dessa decisão, ele torna uma capacidade de mostrar aos outros o seu pensamento independente, sabendo que o que ele vai fazer pode arcar com as consequências, também acaba criando mais responsabilidades, quando ver que a sua decisão pode influir em várias coisas.
4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?
O homem possui a capacidade de inter-relacionamento com seu semelhante, ou seja, a intersubjetividade. Intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto. O relacionamento, segundo o filósofo Martin Buber, acontece entre o Eu e o Tu, e denomina-se relacionamento Eu-Tu. A inter-relação segundo Martin Buber, envolve o diálogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e/ou a relação que existe entre o sujeito e o objeto. Intersubjetividade, é umas das áreas que envolve a vida do homem, e por isso precisa ser refletida e analisada pela filosofia
5.Comente sobre a proposição: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).
O pensamento acima fala que a espécie humana, foi praticamente colocada na responsabilidade solidária em feitos de suas ações. Por isso, ele tem que assumir sua responsabilidade de acordo com o que fizer.
6.O mito grego de Narcíso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem refletida na água. Narciso não consegue superar o egoismo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?
Talvez, depende de cada pessoa, pois a vida é uma coisa na nossa vida muito boa, pois como ja dizia aquele ditado '' a vida é bela'', por isso depende de cada pessoa construir um moralidade ou uma eticidade com base no comportamendo de narcísio..Todo mundo tem uma livre escolha para fazer o que quizer.
-****
5. Comente sobre a proposção: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).