segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pontos de vista filosófico.

1. Considerando a lênda do anel de Giges o que você faria se pudesse se tornar invisível?
O que nós faríamos se nos tornássemos invisível, era muitas coisas boas, como coisas as quais não conseguimos fazer sendo visível, por isso é fora do comum fazer coisas que as outras pessoas não possam ver, mais o que iríamos fazer ficaria a parte.

2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".
Pois entre eles dois, possuem uma semelhança, de que a moral nunca é para vizinho, isso quer dizer que nem todos precisam saber, e na frase dita pelo filosófico Alain, consiste em uma relação com o texto de Comte-Sponville.  Pois no texto ele diz que a decisão moral, é sempre uma decisão subjetiva. E a relação é que toda moral tem haver com os vizinhos.

3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passando da heteronomia para a autonomia?
Sim, pois a partir dessa decisão, ele torna uma capacidade de mostrar aos outros o seu pensamento independente, sabendo que o que ele vai fazer pode arcar com as consequências, também acaba criando mais responsabilidades, quando ver que a sua decisão pode influir em várias coisas.

4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?
O homem possui a capacidade de inter-relacionamento com seu semelhante, ou seja, a intersubjetividade. Intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto. O relacionamento, segundo o filósofo Martin Buber, acontece entre o Eu e o Tu, e denomina-se relacionamento Eu-Tu. A inter-relação segundo Martin Buber, envolve o diálogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e/ou a relação que existe entre o sujeito e o objeto. Intersubjetividade, é umas das áreas que envolve a vida do homem, e por isso precisa ser refletida e analisada pela filosofia

5.Comente sobre a proposição: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir  responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).
O pensamento acima fala que a espécie humana, foi praticamente colocada na responsabilidade solidária em feitos de suas ações. Por isso, ele tem que assumir sua responsabilidade de acordo com o que fizer.

6.O mito grego de Narcíso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem refletida na água. Narciso não consegue superar o egoismo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?
Talvez, depende de cada pessoa, pois a vida é uma coisa na nossa vida muito boa, pois como ja dizia aquele ditado '' a vida é bela'', por isso depende de cada pessoa construir um moralidade ou uma eticidade com base no comportamendo de narcísio..Todo mundo tem uma livre escolha para fazer o que quizer.



































































































-****

5. Comente sobre a proposção: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir  responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os valores...!

1) O que são valores?
É quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Quando criamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Conseguimos distinguir o certo e o errado, sabemos os valores que tem!

2) De onde vêm os valores?
Os valores pra mim, sempre surge das nossas preferências, por isso, tem um valor maior, ou menor, dependendo do que se trata. Tudo aquilo que conquistamos tem um valor, não importa qual. Normalmente os valores maiores, são aqueles de nossa maior preferência, assim como o menor, o oposto.

3) O que significa dizer que a não indiferença é a principal característica do valor?
 O valor, é uma experiência, é algo esperimentado, por isso a não indiferença acaba se tornando a principal característica do valor.Viva sua realidade.

4)O homem por natureza é bom ou ruim?
(Comente atentando para o pensamento de Rousseau e Hobbes)...

Depende da criação do homem, para o seu futuro moral, ético, tudo é uma questão de educação, pois cada pessoa tem uma maneira de ser educado, por isso todo mundo é diferente, o homem tem seus principios bons ou ruins, isso depende do modo que ele queira exercer, normalmente, a forma que ele é recebido pela sociedade também influencia muito nessa questão. Pra isso, se o homem é bom, ele tem bons atos, e se ele é ruim, a sociedade rejeita.

5) Teça comentários sobre o personagm Sedwick Bell do filme o Clube do Imperador...
Ele é aquele aluno que chegou em sala de aula, onde queria mandar em tudo ser, bagunceiro, ela tinha sua opinião e  achava que tudo surgia a partir dele, mais na verdade não era isso, pois ele não teve uma educação boa, por isso achava que as coisas era do geito dele, seu professor tentou  melhorar melhorar, mais ele não quiz, por isso acabou desistindo.

Por://RodrigoStudart/TeresaPonte

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Desafios para o Século XXI.

Nós jovens do século XXI, temos, como desafios para melhorar nossas vidas, as seguintes questões: 
A educação,
segurança,
questão do mercado de trabalho,
(...)
dentre muitas outras coisas.
Partindo destes desafios, poderemos tomar como meta em nossas vidas, aperfeiçoar a questão dos estudos, melhorar na educação(...)Basta fazer sua Parte( no todo ).

Por isso jovem que tal um bom pensamento sobre esses aspectos, que postei, pense nessas coisas de forma do bem, pois elas é que vão levar as melhoras, para nossas vidas... Quem faz sua parte, ja é um bom caminho, pois você dando o exemplo, os outros vão se espelhar, por isso, a melhor forma que tem, é começar só por você.

Falando agora, sobre a Amizade, ela é a melhor coisa que podemos ter em nossas vidas, pois é com elas que conseguimos seguir em frente, assim, nossas metas se realizarão de uma melhor forma possível.


Por:// Rodrigo Studart/Teresa Ponte

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PERGUNTAS PROFESSOR ROBERTO.

1- Qual a relação entre a criação dos legisladores pelos gregos e democracia? finalidade de resolver comflitos, baseando-se em leis escritas.

2- Qual a função do espaço público, do erário público e da lei na democracia?
Expressar a opinião particular.

3- Qual o significado da vida política?
Viver integralmente para a política, administrando o espaço e os conflitos.

4- Qual a finalidade da política?
Promever a justiça na Sociedade, resolvendo conflitos através da palavra, e não através de porrada.
5- Qual o fundamento de um governo justo no pensamentos dos sofistas, de Platão e de Aristóteles?
De acordo com os sofistas, valorizar os comerciantes e desvalorizar os cidadões.
De acordo com o Platão, priorizar a reflexão filosófica, assim tendo bons políticas, o que ele julga ser essencial para ter a cidade ideal, servindo de exemplos para as outras.
De acordo com o Aristóteles, as pessoas pertecem à política. Estabeleceu três formas de governo: monarquia, aristocracia e politéia. Também que para essas três formas boas existem três formas degeneradas que são a tirania, a oligarquia, e democracia.

6- Qual a relação entre política e ética na concepção de Aristóteles e Platão?
De acordo com Platão, não vender conhecimento.
De acordo com Aristóteles, a ética esta entrelaçada na política, sendo ela nescessária para o governo funcionar devidamente.
É justamente os  legisladores que vão elaborar leis para a participação dos povos,
tanto os legisladores gregos como a democracia tem a

segunda-feira, 2 de maio de 2011

As Virtudes Aristotelicas.

Quais São ?
R: Existem as intelectuais e as virtudes morais.

Voçê acha importante seguir uma virtude para coordenar nossas ações no dia-a-dia?
R:Sim, pois se escolher-mos uma virtude a seguir, será bem melhor, pois elas só nos dar coisas boas, proporcionando tudo de bom para todos nós. Por isso escolho uma virtude.

Qual virtude você apresentaria para os dias atuais?
Apresentaria todas, pois todas elas levam as coisas boas, a bons pensamentos, isso tudo influencia. Todas são bastante importantes.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pensadores Clássicos: Sócrates, Platão, Aristóteles.

Sócrates, foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental.

Platão, foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles.

Aristóteles, foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.

A Reflexão Filosófica.

A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.

Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.

O que é Filosofia...

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados á existência, ao conhecimento, á verdade, aos valores morais e estéticos, á mente e á linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais.